2021
26, 27 de Junho, 3 e 4 de Julho
"CALHAU no PLANALTO"
A mostra de arte CALHAU que se realizou no Moledo em 2019, vai ter a sua segunda edição este ano estendendo-se ao Planalto das Cesaredas, realizando-se na natureza mas também em agregados populacionais tais como Moledo, Pena Seca, Reguengo Pequeno, Reguengo Grande e Cesaredas, estando assim envolvidas duas freguesias do Concelho da Lourinhã.
O evento é organizado pela Associação de Amigos do Planalto das Cesaredas com os apoios da Câmara Municipal da Lourinhã, da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, da Junta de Freguesia do Reguengo Grande, do Geoparque Oeste e do GEAL - Museu da Lourinhã, com conceito e curadoria de Manuel d’Olivares. A mostra conta também com a colaboração da cidadania ativa.
Todo o conceito da mostra CALHAU no Planalto baseia-se na sensibilização, através da arte, para a preservação da identidade coletiva do que se entende por Território Planalto das Cesaredas, um espaço socialmente construído, que se tornou num ”lugar” testemunho da história e de histórias formadas ao longo de gerações, conferindo-lhe uma identidade própria, mas também um espaço com recursos naturais que foram o suporte para a criação e manutenção ao longo de gerações de diversos agregados populacionais.
Fazendo dialogar a arte contemporânea com o património natural, cultural, imaterial e edificado do planalto torna-se num importante veículo de sensibilização e de chamada de atenção para a necessidade da sua preservação.
Participam, cerca de trinta artistas, (de Portugal, Espanha, França, Itália, São Tomé, Brasil e Chile), com obras de arte efémera, arte na paisagem, vídeo-instalação, instalação-som, cerâmica, escultura, pintura e fotografia, apresentadas em diversos percursos.
Sendo a arte uma forma de comunicação e como tal geradora de desenvolvimento e transformação social, durante o período em que vai decorrer a mostra vários artistas em residência, realizarão as suas obras nos diversos locais, promovendo-se a relação dos artistas com a população e com os visitantes, numa partilha de experiências e vivências.
![]() |
![]() |
Acompanhe diariamente a AAPC no facebook ... https://www.facebook.com/associacaoamigosplanaltocesaredas
Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas é um projecto de investigação e de educação ambiental da AAPC.
A estação está localizada nas Cesaredas (Lourinhã) em pleno coração do Planalto das Cesaredas. O local de amostragem escolhido é a Quinta do Castelo, esta localização oferece condições excecionais para realizar sessões abertas ao público, para além do excelente habitat, com vegetação característica do Planalto.
A estação funciona com recurso a armadilhas luminosas, que estão em funcionamento, durante toda a noite, uma vez por mês.
Durante as primeiras horas da noite há uma sessão aberta ao público, onde os participantes poderão ficar a saber mais sobre as borboletas nocturnas, ajudar na sua identificação, passando um mensagem amiga do ambiental.
Todos os indivíduos atraídos para as armadilhas luminosas são contados, identificados e libertados novamente. As novas espécies são fotografadas.
Toda a informação recolhida durante as sessões é compilada numa base de dados.
Acompanhe ao pormenor em: https://www.borboletasplanalto.org/
Use máscara. Salve vidas.
Use máscara
Lave as mãos
Mantenha uma distância segura
Informe-se sobre os factos e tome as precauções adequadas para se proteger a si e às pessoas à sua volta. Siga os conselhos partilhados pela sua autoridade de saúde local.
Para evitar a propagação da COVID-19:
Lave frequentemente as mãos. Utilize água e sabão, ou uma solução à base de álcool.
Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que estiver a espirrar ou tossir.
Use máscara sempre que o distanciamento físico não for possível.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Cubra o nariz e a boca com o cotovelo fletido ou um lenço quando tossir ou espirrar.
Se se sentir doente, fique em casa.
Se tiver febre, tosse e dificuldade respiratória, procure assistência médica.
Ao ligar antes de sair, permite que o seu prestador de cuidados de saúde o encaminhe rapidamente para a instituição de saúde certa. Isto assegura a sua proteção e evita a propagação de vírus e outras infeções.
Máscaras
As máscaras podem ajudar a evitar a propagação do vírus entre o respetivo portador e outras pessoas. O uso de máscara, por si só, não protege contra a COVID-19 e deve ser combinado com o distanciamento físico e a higiene das mãos. Siga os conselhos partilhados pela sua autoridade de saúde local.